isolamento térmico industrial

Qual a importância de realizar manutenção em equipamentos com isolamento térmico industrial?

Sem dúvidas, quando você compra um equipamento para sua indústria, deseja que ele tenha  uma vida útil longa e que seja fruto de excelentes resultados.  Mas infelizmente alguns imprevistos podem surgir com o passar do tempo e impedir que a produtividade que você tanto esperava seja uma realidade constante. No entanto, existe uma chance de manter o perfeito funcionamento dos equipamentos com isolamento térmico industrial. Trata-se da manutenção, que corrige falhas e previne danos e problemas futuros.

Aliás, este é o assunto do nosso texto, que vai listar algumas medidas que a sua empresa pode tomar para preservar seus equipamentos. Quer saber mais? Continue a leitura e aproveite as dicas!

Tipos de manutenção

Primeiramente, segundo a Associação Brasileira de Normas Técnicas, a ABNT, quando falamos sobre manutenção, estamos nos referindo a combinação de iniciativas técnicas e administrativas, que contam com o objetivo de manter ou recolocar um item em estado no qual possa desempenhar a função requerida. 

Porém, existem diferentes tipos de manutenção para equipamentos com isolamento térmico industrial. Saiba um pouco mais sobre cada um deles:

Manutenção corretiva

Este é o tipo de manutenção de urgência. Ou seja, é quando o equipamento parou de funcionar por algum defeito e precisa ser corrigido imediatamente. Desse modo, não há mais nada que possa ser feito a não ser chamar um especialista para corrigir o problema que está impedindo que a máquina realize suas atividades.  

Manutenção preditiva

Neste caso, o serviço é realizado quando há um problema no equipamento, mas não existe a possibilidade de parar a produção. Assim, os técnicos encontram uma maneira da máquina continuar funcionando até que o defeito possa ser resolvido.

Manutenção preventiva

Por fim, existe também a manutenção preventiva. Portanto, como o nome já diz, este é o tipo de trabalho que visa evitar que alguns problemas atrapalhem o funcionamento da máquina. Dessa maneira, é a ação que se antecipa ao problema e realiza análises frequentes para identificar possíveis defeitos antes que eles aconteçam.

Como você viu, existem diferentes tipos de manutenção.  Mas é preciso atenção, pois a sua rotina e as particularidades da sua indústria são fundamentais para escolher qual serviço os equipamentos precisam.

No entanto, o recomendado é evitar ao máximo a manutenção corretiva. Afinal, quando surge sua necessidade já existe uma falha funcional. Desse modo, sua empresa acaba tendo o prejuízo de realizar trocas e ajustes necessários.

Por isso, quem deseja evitar esse tipo de surpresa negativa precisa apostar nas manutenções preditiva e preventiva, pois são as duas melhores opções para driblar custos inesperados e garantir maior tempo de vida útil para seus equipamentos.

isolamento térmico industrial

Vantagens

Conforme falamos acima, prevenir é melhor que remediar. Por isso, a manutenção preventiva segue sendo a melhor opção para as empresas que desejam evitar paradas em sua produção.

Uma das grandes vantagens em realizar este tipo de análise, é que é possível escolher quando a avaliação pode acontecer. E isso é muito importante, pois uma interrupção no processo produtivo pode custar caro.

Desse modo, com a estratégia correta, a indústria consegue saber quando será realizada  a manutenção e se preparar para este momento.

Além disso, existem outros benefícios em realizar o serviço. A manutenção das máquinas pode além de evitar problemas nos equipamentos, reduzir o consumo de energia, aumentar sua produtividade e até mesmo reduzir outros gastos com compra de componentes que apresentarem defeitos. 

Ao fazer esta análise, a empresa também evita pagar multas caso algo irregular esteja acontecendo com o equipamento. Do mesmo modo, foge do risco de oferecer danos ambientais e perigos para a saúde dos funcionários da indústria.

Por fim, é possível manter a confiabilidade e o atendimento que os clientes já estão acostumados. Pois quando as máquinas funcionam corretamente, seus prazos conseguem ser cumpridos e os produtos feitos são sinônimos de qualidade.

Os riscos de fugir da manutenção

Certamente, a manutenção deve ser uma prioridade para os gestores. Pois garante todas essas vantagens que já pontuamos. Mas agora queremos citar os riscos que a empresa pode correr ao não apostar neste importante cuidado com seus equipamentos com isolamento industrial ou outras máquinas de sua produção. Entre os principais perigos podemos citar:

Ausência de peças

Se os equipamentos param de funcionar de maneira inesperada, a empresa não está pronta para suprir a demanda sem uma ou mais máquinas. Com isso, é possível que não existam peças suficientes até que a manutenção seja feita.

Assim, neste caso, a produção fica inativa, atrasando entregas e causando insatisfação nos clientes, que estão aguardando os seus pedidos e contam com isso para realizarem suas atividades.

Equipamentos parados

Uma produção com equipamentos parados pode gerar muitos gastos desnecessários. Aliás, quando falamos sobre prejuízos nessa situação, não estamos citando custos apenas no momento da parada das máquinas, mas sim no futuro, já que a produtividade vai diminuir e a renda pode acabar caindo.

Banner Rk Isol

Equipe ociosa

Sem dúvidas, os problemas nas máquinas com isolamento térmico industrial podem representar uma queda de desempenho gigantesca.

Desse modo, quando os equipamentos ficam sem funcionar, os colaboradores não conseguem desempenhar suas funções e ficam apenas esperando os reparos.

Mas vale lembrar, que mesmo sem conseguir trabalhar, eles continuam recebendo sua remuneração, unindo este gasto com o custo que a empresa terá que pagar para o conserto. 

Além disso, ao ver este tipo de problema acontecendo, os profissionais podem se sentir desmotivados com a empresa, pois sabem que estes problemas poderiam ser evitados em manutenções frequentes.

Aposte no isolamento térmico industrial adequado

Inegavelmente, para que uma máquina mantenha sua produtividade e até melhore o desempenho, é necessário contar com componentes de qualidade. Por isso, o isolamento térmico industrial do equipamento precisa atender essa demanda com total eficiência.

Portanto, como você sabe, a linha Isol® conta com produtos, como anéis e placas planas isolantes, ideais para máquinas como prensas, moldes, injetoras ou aplicações que necessitam de calor para fundir e curar materiais como borracha, madeira e plásticos.

Desse modo, com a ajuda de nossos itens, os equipamentos da sua indústria conseguem conquistar vantagens como maior economia energética, melhor resistência a temperatura e maior resistência mecânica do mercado. Tudo isso, é claro, sem o uso de amianto, um material que pode oferecer riscos para sua produção e até mesmo para os profissionais da sua equipe.

Então se você deseja conhecer um pouco mais sobre nossos produtos resistentes e duradouros, feitos com fibras especiais e compostos orgânicos, acesse o nosso site e confira mais informações!

E continue de olho em nosso blog, pois em breve teremos mais matérias sobre este e outros assuntos da área de isolamento térmico industrial em equipamentos.




<