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Indústria Naval: quais são os componentes do eixo propulsor?

Se você é um leitor que acompanha o nosso blog há algum tempo, então já sabe como destacamos ao máximo os cuidados que o eixo propulsor precisa ter em uma embarcação. Afinal, toda empresa ligada à indústria naval precisa alertar os riscos e as precauções em relação à preservação das peças e das boas práticas para uma navegação segura.

E hoje, o destaque estará totalmente voltado ao eixo propulsor, seus componentes, a função de cada um, na prática, e como o bom desempenho deles é essencial para quem navega.

Acompanhe esse material até o final e tenha uma boa leitura!

Checklist de manutenção naval

Eixo na indústria naval: principais componentes

Quando falamos das peças presentes em um eixo propulsor, temos uma grande lista de componentes. Afinal, captar e transmitir a força/rotação do motor para a hélice não é uma tarefa tão simples.

Para facilitar o entendimento, vamos fazer uma pequena separação de todas as peças envolvidas, sendo: os componentes principais e os componentes auxiliares.

Eixo principal

O eixo principal é o que dá a forma básica de todo o eixo propulsor. Este é, praticamente, uma barra de ferro que liga o motor à hélice do barco. Respeitando o espaço mínimo para funcionamento de cada sistema no barco, a hélice e o motor não foram construídos para atuarem diretamente ligados um ao outro.

Dessa forma, o eixo é quem transmite as ações do motor até a hélice. Quando um comando de aceleração for acionado pelo condutor do barco, o motor trabalhará mais rápido e essa força irá para as hélices através do eixo.

Túnel do eixo

Sendo um dos grandes responsáveis pela movimentação do barco, o eixo propulsor precisa estar seguro de certas situações. Afinal, ninguém quer que imprevistos façam você ficar parado na água.

Sendo assim, o nomeado túnel é um tubo que envolve o corpo do eixo, protegendo este de impactos ou outros fatores externos. Geralmente, o túnel é acoplado ao casco do barco, enquanto permite que o eixo gire por dentro dele.

Hélice da Indústria Naval

Como todos já imaginam, a hélice é o componente que, através da sua alta rotação, movimenta todo o veículo náutico. Localizada ao final do eixo propulsor, essa também é uma peça essencial da indústria naval.

Afinal, com uma rotação por minuto altíssima somada à resistência da água, a força exercida sobre a hélice nunca é baixa. Isso obriga qualquer empresa do segmento a produzir essas peças com alta resistência.

Mancal de escora

Como acabamos de falar, a força e a rotação da hélice não são baixas. E, para que a movimentação desse sistema não impacte nos demais componentes do eixo propulsor, o mancal de repuxo é o responsável por segurar todo o empuxo gerado pela hélice.

Dessa maneira, o mancal é uma peça que fica dentro do barco e, em geral, é composto de um rolamento de esferas. Este também se encontra fixado no eixo propulsor através de uma bucha de retenção.

Eixo da indústria naval: componentes auxiliares

Agora que já falamos dos principais responsáveis pelo funcionamento do eixo propulsor, daremos destaques às peças que auxiliam o bom funcionamento dos componentes que tratamos acima.

Bucha externa e interna

Quando falamos de buchas no eixo propulsor, precisamos considerar que há duas diferentes buchas nesse sistema: uma que fica junto à hélice e outra que se localiza na junção do eixo e do mancal, ficando mais do lado interno do barco.

Em se tratando de peças que rotacionam, as buchas têm uma missão importante na durabilidade do eixo: proteger contra o atrito e o desgaste.

Mesmo quando se trata de um veículo da indústria naval que atua 100% dentro da água, as peças ainda correm o risco de esquentar e fundir. E para uma preservação adequada do eixo propulsor, as buchas ficam entre peças que, normalmente se raspariam durante as navegações.

Inclusive, se você quer saber um pouco mais sobre a composição de buchas como estas, não esqueça de conferir tudo sobre as nossas buchas D-GLIDE.

Spinner

Funcionando em uma perspectiva de segurança e integridade do eixo propulsor, o spinner é o componente responsável por sempre manter a hélice presa e no lugar.

Construída com as angulações certas e um interior que rosqueia e prende, mesmo em alta rotação, o spinner mantém a sua firmeza sempre estável.

Junta elástica

Regulando a distância e a proximidade ideal entre determinadas peças, a junta elástica ainda auxilia na absorção de impacto e torque produzida pelo funcionamento do motor e a movimentação do eixo.

Localizada mais na base do eixo (lado interno), ela alivia todos os impactos gerados pela movimentação do motor e os giros do eixo propulsor.

Enfim, essa foi a nossa explicação sobre os componentes de um eixo propulsor, as suas funções e como é a atuação integrada entre eles. Gostou desse assunto e quer saber mais sobre peças e cuidados na indústria naval? Acesse o nosso blog e confira todos os materiais que preparamos para você. Visite também, as nossas redes sociais e mantenha-se informado nas novidades da RK.

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