Iate-no-mar

Bow Thruster e Stern Thruster, qual a diferença entre esses propulsores de manobras das embarcações?

O Bow Thruster e o Stern Thruster são propulsores de manobras indispensáveis para o universo naval. Graças a eles, as embarcações conseguem produzir condições mais favoráveis para realizar movimentos precisos e com maior segurança.

Já temos um artigo completo sobre o Bow Thruster e sua importância para a manobrabilidade das embarcações.

Neste texto, você entenderá a diferença entre ele e seu colega de trabalho: o Stern Thruster.

Já explicamos em blogs anteriores que, assim como a indústria automobilística tem seus artifícios para ajudar os condutores a terem uma direção mais confortável, segura e prática, a indústria naval não fica atrás.

Então, pense em uma câmera de ré, que permite ao motorista verificar se há espaço para estacionar em uma vaga apertada. Nesse sentido, os propulsores de manobras também desempenham o papel de facilitar o atraque das embarcações em situações difíceis, como:

  • Espaços pequenos
  • Ventos fortes e desfavoráveis
  • Zonas com correnteza forte

Então, içar âncoras! Porque você está embarcando em mais uma jornada de conhecimento com a RK Componentes Industriais.

Boa leitura!

O que é o Stern Thruster da embarcação?

Se por um lado o Bow Thruster fica localizado na parte dianteira, ou seja, junto à proa, o Stern Thruster fica espelhado, na parte traseira, ou seja, na popa da embarcação. Ambos os mecanismos permanecem localizados logo abaixo da linha d’água.

Suas forças de propulsão se complementam para que o navegador tenha estabilidade ao fazer o manejo da embarcação.

Embora ambos os mecanismos sejam amplamente usados na indústria off-shore, também é possível encontrar o Bow e o Stern Thruster aplicados nas embarcações recreativas, como as lanchas e iates.

Como o Bow Thruster e o Stern Thruster funcionam?

O princípio mecânico desses componentes é o mesmo. Cada um é composto por uma hélice localizada dentro de uma espécie de túnel sob a água. E esses mecanismos podem ser retráteis ou não, conforme a embarcação e o fabricante.

De toda forma, o movimento giratório produzido pela hélice cria um fluxo de água que promove estabilidade conforme a demanda de quem estiver pilotando.

Se por um lado o Bow Thruster cria esse fluxo na lateral dianteira, o Stern Thruster desempenha a mesma função na popa; ou melhor dizendo, na lateral traseira da embarcação.

Esses mecanismos de propulsão podem funcionar de forma hidráulica ou elétrica, a depender dos fabricantes. Mas, de modo geral, são especialmente eficientes no caso de manobras à baixa velocidade com a embarcação parada ou até ancorada.

Qual a importância dos propulsores de manobra das embarcações?

A presença desses componentes náuticos na indústria não é por acaso, muito menos uma extravagância. Isso porque, o Bow e Stern Thruster proporcionam atributos e condições favoráveis essenciais até mesmo para navegantes experientes. Entre eles…

Praticidade:

Os atracadouros, sejam de embarcações comerciais ou recreativas, nem sempre terão grande espaço disponível para parar a nave. Por isso, mais cedo ou mais tarde, ela terão de manobrar para encaixar-se entre as demais. É aí que os propulsores permitirão uma parada mais prática e tranquila.

Segurança:

Nesse sentido, espaços apertados para fazer a parada das embarcações não são apenas um desafio, mas uma situação com alto risco de colisões e acidentes.

Agilidade:

No caso das embarcações comerciais, tempo é dinheiro! Portanto, ter agilidade, significa otimizar as entregas dos produtos.

Por isso, os propulsores são tão indispensáveis!

propulsor-de-navio

Atente-se à qualidade dos componentes dos propulsores de manobra!

Quando falamos de peças para embarcação, também estamos tratando de outros dois elementos: sal e água. Essa dupla cria um ambiente desafiador para os mecanismos náuticos, que precisam lutar contra a oxidação e redução de sua vida útil.

Nesse sentido, um dos grandes desafios dos navegantes brasileiros é que boa parte das peças de reposição e fornecedoras de equipamento para embarcações são estrangeiras. E se você é experiente no mercado náutico, já percebeu esse fato!

Isso significa que os responsáveis pela manutenção desses equipamentos, com frequência precisam importar as peças e mecanismos das fornecedoras fora do Brasil.

O que implica em demora na manutenção e consequentemente riscos à segurança e até perdas financeiras.

Por isso, aqui na RK Componentes Industriais, nos preocupamos em fornecer buchas deslizantes e autolubrificantes! Já que esses materiais suportam as condições adversas do mar, buscamos trazer essa solução para o mercado nacional.

Para isso, o D-GLIDE que desenvolvemos na RK, é feito sob medida conforme sua necessidade a partir de resinas que dão conta de:

  • Temperaturas extremas, que podem variar de -200ºC a + 130ºC
  • Alta pressão
  • Ambientes com alta umidade

Na dúvida, contate a RK Componentes Industriais

Nossas tecnologias exclusivas não representam um desafio para você entender!

Por isso, aqui na RK você encontra uma equipe dedicada a entender suas necessidades e guiar a escolha mais acertada do material que você precisa.

Confira no site, o catálogo completo de soluções industriais feitas sob demanda para sua necessidade. Mas lembre-se de que você sempre pode entrar em contato com a nossa equipe de especialistas.

E para estar por dentro de mais conteúdos como este, siga a RK nas redes sociais; pode ser no Facebook, Instagram ou Linkedin.




<