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Propulsão marítima: entenda tudo sobre a energia mecânica de embarcações!

Os mecanismos de propulsão marítima são os grandes responsáveis por manter as embarcações em movimento. Ou seja, são eles que levam de ponto A ao ponto B. Por isso, hoje você entenderá o papel da propulsão mecânica para a indústria naval.

O que é propulsão marítima

Assim como os automóveis precisam do motor para se locomover, as embarcações têm seus meios próprios de entrar em movimento.

Nesse sentido, pense que, assim como hoje em dia existem carros elétricos e movidos a combustível, as embarcações também têm mais de um meio para se moverem.

Na realidade, a indústria naval conta com 4 tipos de propulsão marítima para que as embarcações sigam viagem. E você as conhecerá neste artigo!

Então, pode lançar âncora, porque a RK Componentes Industriais deixou tesouros de informação aqui neste conteúdo.

E se quiser encontrar outras preciosidades sobre o mundo naval e de manutenção, dê uma olhada nos outros artigos do blog.

Assim, como diria o grande navegador brasileiro Amyr Klink: “O pior naufrágio é não partir.” Dito isso, vamos embarcar nessa viagem de conhecimento naval.

Checklist de manutenção naval

Os 4 tipos de propulsão marítima

Como você já viu, existe mais de uma forma para fazer uma embarcação zarpar, umas mais modernas, outras menos. O fato é: os mecanismos de propulsão marítima foram se desenvolvendo e atualizando para atender às necessidades dos navegantes.

Sejam essas necessidades, chegar mais rápido ao destino, transportar mais carga, reduzir o peso da embarcação ou até demandar menos esforço da tripulação. Pensando nisso, estes são os 4 mecanismos de propulsão marítima:

Propulsão marítima à vela

Por mais rústico que esse meio de propulsão náutico seja, foi com ele que a Europa chegou à América pela primeira vez. A propósito, esse é o mecanismo usado pelas caravelas de Pedro Alvares Cabral ao achar o Brasil.

Embora eficiente, esse tipo de propulsor tem um problema: as velas só servem para quando o vento está a favor.

Ou seja, Cristóvão Colombo não tinha a possibilidade de enfrentar a força da brisa marítima como podemos fazer hoje.  

Propulsão marítima a vapor

Avançando um pouco na história e na engenharia das embarcações, surgiu o motor a vapor.

Com esse mecanismo, as embarcações movimentam as hélices, que ficam submersas e produzem o impulso para mover o barco.

Para fazer as hélices girarem, esse tipo de embarcação conta com caldeiras onde acontece a queima de carvão. Graças a essa tecnologia, as embarcações ganharam mais eficiência em termos de velocidade.

Se esses termos soam familiares, talvez seja uma contribuição do cinema… o famoso Titanic era uma embarcação com mecanismo de propulsão a vapor.

Não à toa, as caldeiras precisavam ser alimentadas com mais carvão. Seguindo esse exemplo desastroso, as desvantagens da propulsão a vapor são: a dificuldade de desaceleração da embarcação e a perda de espaço útil, já que o carvão ocupa um lugar que poderia comportar cargas ou tripulantes.

Propulsão marítima mecânica

Com menos sujeira e cinzas jogadas ao oceano, decorrentes da queima do carvão, a indústria naval adotou os motores de combustão interna.

Esses, por sua vez, são muito semelhantes ao que temos nos carros. O combustível entra, é queimado e gera energia mecânica para o motor girar as hélices de propulsão.

Por serem eficientes e com um custo relativamente menor de construção, é o tipo de propulsão mais difundido na indústria naval.

Propulsão marítima elétrica

Água e eletricidade, ai que medo! Mas, se fizemos os chuveiros elétricos funcionarem, as embarcações também têm sua vez.

Assim sendo, esse meio de propulsão funciona à base de geradores de energia que fazem girar a hélice submersa. Ainda que as embarcações elétricas contem com certa presença de combustível, a economia é expressiva.

Além do mais, com esse tipo de propulsão é possível instalar hélices que girem 360º. Isso significa que o piloto tem mais autonomia e praticidade para virar e manobrar a embarcação.

Apesar disso, o mercado naval ainda é tímido em aderir à tecnologia de propulsão elétrica.

Manutenção e cuidados com os mecanismos de propulsão

Como você viu, o meio de propulsão mecânica é o que faz mais sucesso no mercado náutico atual.

Por se tratar de um mecanismo que opera por meio de motor e combustível, a manutenção preventiva e preditiva deve ser constante.

Sobretudo, porque as embarcações permanecem em ambiente hostil à saúde das peças. Afinal, o mar é composto de sal e água. Ou seja, elementos que propiciam a oxidação e desgaste precoce de qualquer material.

Tenha bons fornecedores para seus componentes de propulsão náutica

Tendo em mente que os mecanismos de propulsão são os responsáveis por mover as embarcações, é fundamental ter a manutenção desses componentes em dia.

Afinal, a parada de embarcações pode implicar em atraso na entrega de mercadorias, perdas financeiras e até riscos à vida da tripulação.

Como segurança é uma das prioridades da RK Soluções Industriais, por aqui fabricamos buchas sob demanda com resinas resistentes a ambientes extremos.

Um exemplo disso, é o D-GLIDE. Esse produto é feito sob medida conforme sua necessidade de peças e manutenção.

A tecnologia RK associada a esse material permite que essa bucha seja autolubrificante, e suporte uma variação extrema de pressão e temperatura.

O melhor, é que essa tecnologia se encontra no mercado nacional, dispensando a demora e incerteza de importação de materiais para a manutenção.

Por isso, conte com a RK para ter soluções e informações valiosas sempre à mão.

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